Parcerias

1.jpg
 

ADECO - Jardim de Infância das Mercês
Associação de Desenvolvimento Comunitário da Freguesia das Mercês

“(…) fundada em 1976 por iniciativa de um conjunto de cidadãos constituídos em associação e que instalaram, no edifício sito na Rua da Palmeira, 11, em Lisboa, uma Creche e um Jardim de Infância. (…) a ADECO tem seguido um método pedagógico baseado no movimento da Escola Moderna, privilegiando o desenvolvimento das crianças, nas vertentes criativas, sociais, culturais e de lazer. O objetivo tem sido conseguido com forte empenho de um corpo educativo coeso em estreita ligação quer com a comunidade onde se insere, quer com os pais e familiares dos utentes.

É, do ponto de vista social e de cidadania, uma organização única na cidade, não só pelo método pedagógico que adotou, como também pela estrutura organizativa e de gestão, onde estão presentes pais, trabalhadores e associados que mantém viva a associação. 

É também uma instituição aberta à comunidade.”

www.adeco-jim.com


2.jpg
 

AIFSI - Assistência Infantil de Santa Isabel

IPSS orientada pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria,” ...tem por finalidade: Educar a criança no Amor, na Responsabilidade e na Liberdade, incentivando-a a ser sujeito do seu processo de desenvolvimento e agente de transformação de uma sociedade que queremos construída na Verdade, na Justiça e na Fraternidade.”

No Projeto da instituição evidencia-se o respeito pelas “especificidades próprias da individualidade, permitindo à criança construir de forma estruturada e organizada o conhecimento e a aprendizagem de si, do outro e do mundo.

(…) A Creche, o Pré-Escolar e o CATL, com seus próprios espaços, tempos, ritmos e o conjunto de pessoas que habitam cada um deles, são lugares organizados e estruturantes com uma diversidade de propostas que permitem à criança conhecer-se nas capacidades cognitivas, motoras, emocionais, físicas e espirituais e criar situações com experiências e desafios positivos.”

 www.aifsi.pt


3.jpg
 

APIA – Associação de Proteção à Infância da Ajuda

É uma associação sem fins lucrativos (IPSS), iniciou em 1975 “com a ocupação de um velho edifício no nº. 35 da Calçada da Ajuda, desenvolvendo as suas atividades nas valências de Creche, Jardim de Infância e ATL. O seu começo foi atribulado, sendo que o processo de legalização da Instituição só se realizou em 1983. O seu modelo pedagógico é o do MEM. E segunda as palavras da sua diretora Sofia Rosa é "Uma escola de gente, feita por gente. Pessoas empenhadas, capazes promotoras de um bom desenvolvimento integral da criança e que têm a APIA como missão." E o lema que expresso o seu presidente Luciano Lupi - "Fica desde já estabelecida a possibilidade de sonhar coisas impossíveis e de caminhar livremente em direção aos sonhos."

www.apiaajuda.com


4.jpg
 

APPI - Associação Protetora da Primeira Infância

Fundada em 1899 por Coronel Rodrigo António Aboim Ascensão que criou uma instituição vocacionada para o combate da mortalidade infantil na primeira infância, através do apoio alimentar e acompanhamento médico.

Atualmente a creche promove a educação integral da Pessoa, “pautando-se por uma oferta pedagógica de qualidade que visa o acompanhamento a cada criança, estimulando todas as dimensões do seu desenvolvimento: Pessoal e Social, Motor, Cognitivo, Espiritual e Pensamento Criativo. (…) Valoriza-se uma Pedagogia de projeto, uma Pedagogia da participação, na qual a criança é sujeita ativo do processo educativo, é a verdadeira autora do seu próprio desenvolvimento.”

www.appinfancia.org


5.jpg
 

APSOV - Assistência Paroquial de Santos-o-Velho

IPSS tem como finalidade o “apoio à família e à comunidade fundada sob a proteção de Nossa Senhora de Fátima. Atualmente a funcionar em duas casas, presta apoio a crianças e idosos da freguesia de Santos-o-Velho. 

A Casa Nossa Senhora de Fátima onde funciona o Centro de Dia e Apoio Domiciliário para cerca de 61 idosos e o Posto Médico com 50 utentes. A Casa Pastorinhos de Fátima, com a Creche e Jardim-de-Infância, apoiando cerca de 179 crianças.”

www.apsov.pt


6.jpg
 

Associação Humanidades

A Instituição é uma IPSS e “assume, como sua missão, contribuir para o reforço do humanismo, como força agregadora e de coesão e inclusão social, sobretudo dos mais desfavorecidos, no quadro de mudanças que têm caracterizado este início de século. Como missão mais específica a Associação Humanidades vem intervindo no sector social, com vista a promover a inclusão pessoal, social e profissional de cidadãos desfavorecidos em situação de risco e tem desenvolvido uma vocação orientada para a Mulher, particularmente, quando jovem e em idade fértil.”

Assume projetos nacionais e transnacionais com “o objetivo o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos seus públicos-alvo. Podem ser formativos, para aquisição de competências diversas nos domínios citados, ou de construção de ferramentas a serem utilizadas, por mediadores, como instrumentos de trabalho.”

www.humanus.pt


7.jpg
 

CEBI – Fundação Centro de Bem-Estar Infantil de Alverca
Colégio José Álvaro Vidal

É uma IPSS que orienta a sua atividade para as crianças, jovens, idosos e famílias, com particular atenção aos mais desfavorecidos. Tem como missão “apoiar o desenvolvimento efetivo da Comunidade, em especial dos seus grupos mais vulneráveis, através das melhores práticas de serviço com vista à melhoria da sua qualidade de vida.” 

“A natureza da intervenção da CEBI no desenvolvimento Comunitário é pautada pelos Valores e Princípios do humanismo, da solidariedade, da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento sustentável.”  

“Cada aluno dispõe de um Projeto Curricular perspetivado segundo o modelo de intervenção da Fundação CEBI e que se caracteriza como um Projeto integrado, formativo e inclusivo, baseado em práticas pedagógicas ativas, participativas e incentivadoras do desenvolvimento de Valores Sociais, Éticos e Cívicos. Os princípios da solidariedade e da inclusão enformam esse Projeto Curricular.”

www.fcebi.org


8.jpg
 

Centro Social da Eirceira

Iniciou em 1946 a cargo da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, pela doação da Senhora D. Guiomar da Conceição Carvalho de Miranda.

“A Missão do Centro Social da Ericeira é prestar apoio universal às famílias na educação integral das crianças segundos os valores cristãos.”

Apresenta-se como objetivos:  contribuir para a felicidade das crianças para que se sintam num ambiente adequado à sua realização; motivar a aprendizagem através do nosso testemunho, contribuindo para o bem-estar das crianças com quem interagem.

www.csericeira.pt


9.jpg
 

Centro Social Paroquial da Pena 

É uma IPSS que mantém em funcionamento um estabelecimento de educação com as valências Creche e Pré-Escolar que dá resposta à comunidade da Pena. Estabeleceu um protocolo de Acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social I.P., para a valência de Creche e com a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), para o Pré-escolar. O Jardim-de-infância é uma resposta educativa considerada como sendo a primeira etapa da educação básica que tem como princípio o desenvolvimento equilibrado da criança dos 3 aos 5 anos de idade.

www.infantariodapena.pt


 

Creche A Tartaruga e a Lebre

É uma IPSS que pertence à APPACDM de Lisboa, procura desde a sua génese, dar resposta às necessidades, potencialidades e expetativas das pessoas com deficiência intelectual e incapacidade e das suas famílias. “(…) é uma estrutura educativa que, pelas suas características físicas, organizacionais e de recursos humanos, está orientada para o atendimento a crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias. Valoriza a escola como espaço de inclusão e explicita no seu projeto a importância do “respeito pelo seu ritmo e personalidade, aproveitando todas as ocasiões para lhe dar os meios de progredir e adquirir autonomia, deixando-a experimentar e tomar consciência das suas potencialidades.”

www.appacdm-lisboa.pt


11.jpg
 

Creche - Jardim de Infância Marcolândia

Instituição particular que se “insere na rede escolar do ensino oficial, composta por dois sectores distintos: a creche e o jardim de infância, que estimulam o desenvolvimento das crianças, fundamentados em modelos pedagógicos coerentes.” Tem como principal objetivo do seu projeto “Assegurar em todas as áreas, ambientes educativos propícios ao desenvolvimento equilibrado das crianças, a nível geral e específico, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.” 

www.marcolandia.com.pt


12.jpg
 

Creche da Graça - Fundação Maria do Carmo Roque Pereira

A Instituição é uma IPSS e” tem como principal objetivo a assistência a crianças e famílias carenciadas, revelando uma especial preocupação com aquelas que integram a comunidade do Bairro da Graça. (…) O objetivo da nossa escola é criar um espaço onde todas as crianças se sintam respeitadas na sua individualidade, se sintam confiantes, onde tenham vontade de estar, de construir, de aprender e serem felizes. Onde tenham também o direito de estar tristes, de sonhar... crescendo numa família “acrescentada” pelos meninos amigos, pelos Educadores (construtores de tempos mágicos), Auxiliares empenhados, e muitas outras pessoas.  Um espaço onde se crie, todos os dias, tempos de Elogio, de Alegria, de grande Cumplicidade e Confiança. Onde haja tempo, e que o tempo seja sempre um tempo de respostas que as façam pensar e questionar.”

www.fmcrp.com


13.jpg
 

Creche do Povo Torres Vedras

É uma IPSS “de carácter associativo e destina-se a uma população entre os 4 meses e os 6 anos de idade. (…) Tem como objetivos inerentes ao seu funcionamento: Assegurar as condições que favoreçam o desenvolvimento harmonioso e global da criança; contribuir para corrigir os efeitos discriminatórios das condições socioculturais no acesso ao sistema escolar. 

Estimular a sua realização como membro útil e necessário ao progresso espiritual, moral, cultural, social e económica da comunidade.”

Consideram que “toda a aprendizagem é um ato social.”

www.crechedopovo.pt


14.jpg
 

Centro Social e Paroquial de São Mamede - CSP São Mamede

A instituição é uma IPSS criada em 1973. A creche abre em 2004 “tem como objetivo dar resposta sobretudo às crianças da freguesia de S. Mamede com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos e proporcionar a estas crianças um ambiente calmo e afetuoso, orientado pelos princípios do Evangelho que inspiram e guiam a atividade do Centro.

www.cspsm.pt


15.jpg
 

CSPSDR - Centro Social Paroquial S. D. Rana

Foi criado em 4 de agosto de 1961 pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Domingos de Rana, com a denominação de Centro Paroquial de Assistência. Esta IPSS tem a missão de “promover e desenvolver atividades de Intervenção Social e Educativa na Comunidade da Paróquia de São Domingos de Rana contribuindo para a Dignidade e Respeito da Pessoa Humana.

 O CSPSDR destaca o papel da educação de infância como promotor da educação para a cidadania. Reconhecendo a criança como um ser com competência para agir e participar, esta visão conduz à necessidade de contextos educativos humanizantes, de profundo respeito pelas crianças e suas famílias, reconhecendo-as competentes para assumir o seu papel de cidadãos ativos e participativos.”

www.cspsdr.pt


16.jpg
 

Colégio Alegria

Instituição particular “defende um ensino inclusivo e individualizado colocando cada aluno como ator e sujeito do processo de ensino-aprendizagem.

Tem como objetivos estimular e potenciar o desenvolvimento pessoal e social, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva com oportunidades para todos. É esta a sua função educativa: colaborar na formação de pessoas, atentas e despertas para o mundo que as rodeia, com capacidades e competências para enfrentar os desafios da vida, com equilíbrio e com respeito pelos Outros e pelo Mundo.”

“O Colégio Alegria | Place4All pretende ser uma resposta social de referência ao nível da infância do ponto de vista pedagógico e da inclusão, ser um espaço integrador e integrado onde é providenciado um conjunto de respostas e serviços, que contribuem para o pleno desenvolvimento de cada criança.”

“A nossa missão é ser um centro de inclusão e desenvolvimento de referência ao nível da educação e inclusão ao serviço da comunidade.”

www.colegioalegria.pt


17.jpg
 

Colégio do Largo

Colégio particular, fundado por Filipa Carvalho, Economista e Educadora da Escola Maria Ulrich. Concretizou o seu sonho selecionando e orientando uma equipa educativa que valoriza o intercâmbio com as famílias. No colégio desenvolve-se a ação educativa num ambiente cuidado que reflete o respeito pela individualidade da criança e a sua realização como pessoa em todas as vertentes do ser.  

www.colegiodolargo.com


18.jpg
 

Colégio do Parque das Nações

O Colégio foi “fundado em 2004, situa-se num local privilegiado na zona oriental de Lisboa, no coração do Parque das Nações, junto ao rio Tejo e perto do Teatro Camões, do Oceanário de Lisboa e do Pavilhão do Conhecimento.”

Defendem pedagogias ativas como base de todo o desenvolvimento. Num ambiente estável e adequado a cada etapa, promovemos experiências, atividades e desafios tendo sempre por base a estimulação dos sentidos e o respeito pelas diferentes formas de expressão que cada criança possui. Valorizam modelos educativos contemporâneos na sua intervenção pedagógica (MEM, Reggio Emilia, Waldorf, High Scope).

www.colegioparquedasnacoes.pt


19.jpg
 

Colégio Santa Maria

O Colégio tem vindo a desenvolver um sistema pedagógico que tem por base a Pedagogia do Padre Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt.  Esta pedagogia centra todo o processo educativo na pessoa do aluno; considera o educador como figura de referência; procura facilitar a construção de vinculações como meio especialmente propício a um bom desenvolvimento do processo educativo; considera a importância formativa do grupo no dar e receber de cada um dos seus elementos; preocupa-se em conduzir cada aluno até à construção de um projeto de vida. (…) A ação educativa visa a formação global e harmoniosa de cada educando, nomeadamente nas suas vertentes física, afetiva, social, intelectual e religiosa.”

www.colegiodesantamaria.pt


20.jpg
 

Colégio do Vale

É um colégio da margem sul do Tejo. Abriu em 1992 e tem “o lema “Um Colégio de RAÍZ diferente” e tem como propósito a concretização de um Projeto Educativo que proporcione um ensino diversificado e de alta qualidade, englobando uma educação pela diferença, pelos valores, pela tolerância e pela solidariedade. 

Este projeto tem como missão proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de experimentarem e descobrirem caminhos com segurança e autonomia, de modo a formar alunos COMPETENTES, RESPONSÁVEIS, MOTIVADOS, AUTÓNOMOS, SINÉRGICOS, PRÓ-ATIVOS, SOLIDÁRIOS e acima de tudo, FELIZES!”

www.colegiodovale.pt


21.jpg
 

Colégio O nosso Jardim

Instituição Particular Fundada por Maria Ulrich (API) e hoje pertencente à Associação dos Colégios Maria Ulrich e tem como finalidade a formação integral da criança. 

O seu Projeto evidencia-se o pensamento da sua fundadora “Educar é iniciar à vida”. (Maria Ulrich, s/d.); educar com valores é a base do nosso projeto educativo. “Viver é escolher. Escolhemos de acordo com os nossos valores”. (Maria Ulrich,1988). Destaca-se assim o Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Juntos e Aprender a Ser - propostos pela Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI, 1996)

www.onossojardim.com


22.jpg
 

Cooperativa “A Torre”

“A Torre, colégio fundado em 1970, é presentemente uma cooperativa de ensino. (…) Desde a sua origem, a Torre teve como princípio organizador de toda a vida escolar a organização cooperativa das salas de aula.

Por se ter entendido, logo nos primeiros anos de trabalho, que não era possível propor às crianças que a escola acolhia que trabalhassem cooperativamente sem que os adultos – educadores e professores – que lhes serviam de modelo o soubessem fazer também, a Torre converteu-se, ela própria, numa cooperativa de ensino. Assim, a organização pretendida para as salas de aula foi a matriz de que se partiu para a organização da escola como um todo. Existe, portanto, em cada sala de aula um conjunto de instrumentos para a sua organização cooperativa; a saber: O mapa de almoços; O mapa de tarefas; O Jornal de Parede.”

www.atorre.pt


23.jpg
 

Escola Santa Teresa do Menino Jesus

Instituição particular, fundada em 1945 por Teresa de Lancastre Araújo Bobone. A ação desenvolvida proporciona uma Educação fundamentada nos princípios católicos. “Privilegia a linguagem dos afetos, fomenta a amizade e estimula o desenvolvimento integral do aluno. Promove, em ambiente familiar, ensino e educação de qualidade.”

Reconhece-se como valores basilares a Verdade, Justiça, Paz, Respeito, Integridade, Tolerância, Amizade e Solidariedade. 

“A história da Escola é marcada pelas Famílias que por ela passam. (…) O trabalho educativo é enriquecido pela relação constante que as Famílias mantêm com a Escola.”

www.sta-teresinha.com


24.jpg
 

Externato da Luz

O Externato da Luz é uma escola franciscana que” (…) procura desenvolver a sua missão formativa e evangelizadora, nos diversos contextos sociais e culturais envolventes.

Visa a participação ativa e a comparticipação do aluno na sua própria educação, e empenha-se na construção de relações autênticas entre o educador e o aluno, e de relações fraternas entre todos os membros da comunidade escolar.”

Desenvolve uma educação “inspirada nos valores evangélicos e franciscanos, contribuindo, deste modo, para a restituição ao ser humano e ao mundo do rosto do bem, da beleza, da verdade, da felicidade e do amor, ousando “ensaiar caminhos inéditos de presença e testemunho”

www.externatodaluz.com


25.jpg
 

Externato Liceal Casa de S. Vicente de Paulo

Instituída pela Província Portuguesa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em 1953. Evangelizar através da educação, colaborando na formação integral das crianças e jovens, disponibilizando-nos para acolher todos os que nos procuram e com eles viver a caridade.

Tem como missão “colaborar na formação integral das crianças e jovens que a frequentam e norteia todo o seu projeto pedagógico pelos valores do Evangelho e do carisma Vicentino legado pelos seus fundadores. Como Escola Católica, quer afirmar o compromisso evangelizador, colocando o “aluno” no centro da sua atividade. Sendo uma permanente preocupação do Externato identificar, refletir e intervir em problemas de ordem social, espera-se dos Pais e Encarregados de Educação uma plena sintonia educativa com a Instituição.

www.externatoasvp.pt


26.jpg
 

Externato Rainha D. Amélia

Colégio particular. Coopera na formação dos alunos desde a abertura da EPPS.  O projeto curricular de escola tem como objetivo a articulação curricular e a explicitação dos critérios e dos instrumentos utilizados em todo o processo ensino aprendizagem. Desenvolve a sua ação educativa no respeito pelos valores do humanismo cristão.

www.externatorainhadonaamelia.pt


 

Externato Santa Joana

A sua origem remonta a 1923, “Escola de Beneficência, Proteção e Assistência a Órfãs Santa Joana”, fundada por José Joaquim da Luz Rumina “prestigiado armador Sesimbrense” que deu, assim, resposta a um problema de órfãos dos pescadores da Vila, mandando construir dentro da sua quinta um edifício com o fim de proteger estas crianças. “Após um período de encerramento, ocorreram obras de beneficiação e a Escola reabre em 1970 para a realização de uma experiência piloto a nível do Ensino Primário. Experiência, esta, que não resultou, originando de novo o seu encerramento. Reabre em 1975. Em 1984 foi inaugurada a resposta de Creche, na Rua Cândido dos Reis, num edifício novo, adaptado ao fim a que se destina (1º e 2º Berçários). 

No seu projeto Educativo explicita como finalidade – “proporcionar aos seus alunos uma educação integral, no respeito por valores essenciais e visando a vivência de uma plenitude cristã na sua vida quotidiana, tendo como referência o Perfil dos alunos à saída da Escolaridade obrigatória”

www.externatosantajoana.com


28.jpg
 

Externato Santa Maria de Belém

“…conta com uma longa tradição no ensino pois a sua certidão na conservatória nacional remonta ao ano de 1959.Embora com outro nome – Externato Santa (…)e baseava o seu ensino em duas máximas “Os bons princípios fazem os homens de amanhã” e “Os bons professores abrem o caminho do futuro”. O Externato Santa Maria de Belém surge a 19 de outubro de 1966 e anos mais tarde em 2015, volta a mudar de gerência, passando a pertencer à sociedade Parque Encantado, Lda. 

O seu Modelo Pedagógico - “Aprender Mexendo, tem como base a importância da criança experienciar aprendizagens, que contribuam para o seu desenvolvimento cognitivo de forma ativa e nesta perspetiva visa que a escola se torne num local rico em experiências de aprendizagem diversificas.”

www.externatosantamariadebelem.com


29.jpg
 

Externato Santa Maria do Mar

Instituição particular, nasceu a 1 de setembro de 1993, localiza-se no centro de Lisboa com instalações próprias e espaço exterior adaptado. “Mais de 20 anos de trabalho pedagógico desenvolvido em equipa, com o respeito, o carinho e o afeto que as crianças merecem e sem os quais não é possível trabalhar.”

Desenvolve-se a ação pedagógica dando espaço à individualidade da criança e proporcionando meios para a cada uma de evolução de acordo com o seu ritmo e competências.

Interesses da equipa: “Crianças, afeto, mimo, compreensão, ajudar a crescer, levar a sonhar, trabalho pedagógico, formação constante, sempre a rir e a brincar.”

fb/santamariadomar


30.jpg
 

Infantário do Povo de Massamá

É uma IPSS fundada em 1975, “rege-se por princípios de solidariedade e justiça, visando o apoio à família, em todos os seus aspetos, bem como a integração social e comunitária, com ênfase na promoção, educação e desenvolvimento da criança".

www.infantario-povo.pt


31.jpg
 

Fundação D. Pedro IV

Os serviços prestados na área da infância remontam às próprias origens da Fundação D. Pedro IV em 1834. (…) A Fundação D. Pedro IV tem um Projeto Educativo em que se encontram explícitos valores e intenções educativas. 

 Na sua ação educativa, a Fundação propõe-se assegurar: O desenvolvimento global, normal e harmonioso através de um estímulo de funções adequado e simultâneo ao desenvolvimento da criança, num clima de segurança afetiva e física.

Um despertar da criança para um relacionamento social equilibrado, através da experiência de uma vivência em grupo; Um apoio à aprendizagem escolar em atividades diversificadas; Uma estreita colaboração com a família e a comunidade em ordem a um conhecimento mais profundo da criança e uma coerência educativa entre a escola e a família, através de reuniões periódicas e contactos individuais considerados indispensáveis.”

www.fundacaodpedroiv.org


32.jpg
 

O Botãozinho – ISCF - Centro de Cooperação Familiar

O Centro de Cooperação Familiar (CCF) é uma IPSS, fundada pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF). Tem como finalidade a Assistência à infância, juventude e idosos, cooperando a diversos níveis com as famílias.  Iniciou a sua atividade em 1974.  “A creche e o Jardim-de-infância – “O Botãozinho” foi crescendo sempre, aumentando cada vez mais o número de crianças e as listas de espera também.  Surge assim, a necessidade de aumentar as suas instalações. Foi nos anos de 90 que uma nova construção se ergueu e assim, podemos dar resposta a mais umas dezenas de crianças.”

Tem como missão “promover a família, na sua dimensão social e espiritual, cooperando com esta na educação e no desenvolvimento integral da criança entre os 3 meses e os 6 anos:  acolhendo, respeitando, inovando, na procura constante de um serviço de excelência.”

www.iscf.pt


 

OSPVI - Obra Social Paulo VI

“INSPIRADO NO CARISMA de Santa Paula Frassinetti e coordenada pelas Irmãs Doroteias, cria-se em 1942 o Patronato de Santa Doroteia. Em 1968 surge a Escola de Formação de Educadores Paulo VI. Desta decorre, em 1976, a Obra Social Paulo VI com a missão de educar crianças e suas famílias. Hoje a instituição promove a educação integral, pautando-se por uma oferta pedagógica inovadora e de qualidade, que acompanha de uma forma individualizada cada criança e sua família. Pratica uma pedagogia de projeto centrada nos interesses da criança e suas aprendizagens. Desde 1994 a Obra Social Paulo VI funciona em novas instalações construídas de raiz para o efeito. Destaca-se no novo edifício a sua construção em quadrado, o que faz com que exista uma “praça” central, espaço convergente de todos os grandes momentos da vida da Instituição.

www.obrasocialpaulovi.pt


34.jpg
 

SCML – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

“Desde a sua fundação que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assume um papel cuidador na área da Infância, com progressivo acréscimo de responsabilidades.” 

A Área de Ação Social da SCML coopera com os estágios da EPPS desde o seu início, através de protocolos firmados anualmente, de acordo com o número de alunos, suas necessidades e com os objetivos de formação.

A SCML têm reformulado esta colaboração evidenciando aquilo que refere nas suas linhas orientadoras -  “Nas últimas décadas tem-se verificado um esforço adicional de reorganização e qualificação das respostas, quer ao nível do acesso a recursos adequados às crianças e às famílias na proximidade, priorizando as situações mais vulneráveis como forma de prevenir o agravamento de situações de exclusão, quer na especialização das respostas no que concerne à promoção e proteção.”

www.scml.pt


35.jpg
 

Só Bebés – Serviço de Apoio Social e Ensino, Lda.

É uma instituição particular que” tem como principal objetivo proporcionar às crianças, com idades até aos 3 anos, um acompanhamento adequado ao seu desenvolvimento, criando as condições necessárias para que todas cresçam com direito às suas diferenças e à sua individualidade, num ambiente de amizade e carinho que proporcione calma, serenidade e bem-estar. 

Tem como missão - “Sermos os melhores a servir as crianças”.


36.jpg
 

Tom da Terra

É uma IPSS que trabalha para ser “um participante ativo na comunidade local, para um enriquecimento ecológico através de oportunidades educativas.” Integrando no currículo a educação ambiental para a sustentabilidade, “com vista ao desenvolvimento de futuros cidadãos capazes de responder de uma forma resiliente a uma época de mudança e adaptação constante.” Na prática, significa que o contexto sala de aula ocupa apenas uma parte do dia. Não é uma escola Waldorf, mas é esta pedagogia que inspira o ensino praticado na Eco Escola Tom da Terra. Lavar a loiça, por a mesa, varrer o chão, plantar fazem parte das atividades diárias das crianças que aqui aprendem a partir da experiência e não a partir do conceito. O Tom da Terra trabalha com crianças dos 12 meses aos 12 anos. Tem como missão fomentar o amor pela Natureza. Quem ama, cuida. Toda a nossa filosofia e metodologia assenta em três grandes princípios a que chamamos LAR: Liberdade, Autonomia e Responsabilidade. É também a Escola do Coração.

fb/tomdaterra


Apoios

 
LOGO+D.PEDRO+V.jpg
 
Altice_Fundacao_Vrt_RGB_POS.jpg