Sobre nós
Palavras da Diretora
Sejam bem-vindos à EPPS!
Compreender a natureza do trabalho educativo é, sem dúvida, valorizar as características reais em que ele se realiza. Esse conjunto de características singularizam a escola e tornam-na única, evidenciando o sistema de valores, expressos através de rituais, hábitos e crenças comuns aos seus membros. A cultura da Escola Profissional de Pedagogia Social está em constante formação e aperfeiçoamento e tende a elevar a qualidade dos conhecimentos, a identidade e o sentimento de pertença, encorajando os seus membros e atuando em resposta às suas necessidades e ambição. Neste contexto, e porque assume o "mosaico de perspetivas" em presença, a cultura da EPPS pressupõe sinergias na otimização dos processos de aprendizagem, dos recursos humanos e materiais, na convivialidade e no reforço das estratégias que sustentam o dia a dia escolar.
Porque educar pressupõe otimismo, como diria Savater, cremos na superação humana, na capacidade inata de aprender e no desejo que a anima, compreendendo que há coisas que podem ser sabidas e merecem sê-lo e acreditando que podemos melhorar-nos uns aos outros através do conhecimento. O estímulo, o esforço, o desafio são os ingredientes necessários para uma maior eficaz concretização desse desiderato, capazes de tornar todos os intervenientes mais competentes, mais sabedores e mais humanamente comprometidos. Acreditamos (e por isso e para isso trabalhamos) que o "espírito" da escola se exprime pela qualidade das relações interpessoais, pela transmissão implícita e explícita dos valores do diálogo com os outros e na assunção de objetivos comuns e partilhados.
Maria da Conceição Coelho
Escola Profissional de Pedagogia Social
Missão
A EPPS tem como finalidades:
- Contribuir para a formação de jovens que, pelo seu percurso e projeto de vida, precisam de ter novas oportunidades de desenvolvimento a nível pessoal e social;
- Proporcionar experiências bastante aproximadas do mundo real, garantindo uma formação de base suscetível de conferir aos alunos uma capacidade de adaptação às situações profissionais que terão de enfrentar;
- Promover uma formação global humanista, vocacionada para a educação ou alicerçada na pedagogia social, que contribua para a melhoria do nível cultural, humanista e profissional dos jovens.
A Escola Profissional de Pedagogia Social desempenha um papel importante na integração dos jovens, combatendo o abandono escolar precoce, favorecendo a reconciliação com a “Escola” e oferecendo novas oportunidades de recuperação e requalificação escolar. Complementarmente, pretende contribuir para a inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho, melhorando a qualidade do atendimento à Infância/Família, enquanto etapa decisiva do desenvolvimento humano.
A nossa história
A EPPS é um estabelecimento de ensino profissional, de natureza privada, criada em 2007 pela Associação de Pedagogia Infantil (API), instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, fundada em 1954 por Maria Ulrich. Por decisão de insolvência da API, o corpo docente da escola resolve constituir a "Aprender com Estórias - Associação" e obtém, em janeiro de 2020, autorização do Ministério da Educação para continuar a funcionar, herdando o legado pedagógico inestimável da patrona Maria Ulrich.
A escola tem dois cursos aprovados pelo Ministério da Educação: o Curso Técnico de Apoio à Infância e o Técnico de Juventude, ambos inseridos na área dos Serviços de Apoio a Crianças e Jovens.
Ideário
A equipa da EPPS, promotora de uma cultura de colaboração, influencia e coordena um processo exigente e dinamicamente complexo, em torno dos grandes objetivos que constituem o ideário desta escola; partilha a tomada de decisões sobre os dilemas da organização escolar, buscando as melhores soluções possíveis, avaliando a eficácia das medidas implementadas e passando por processos de (re)construção, em contextos de decisões partilhadas. A aprendizagem colaborativa, através da partilha, do envolvimento mútuo e da iniciativa conjunta, baseada em níveis de saber e perícias diversificadas, resulta numa troca de informação e numa prática de ensinar e aprender rica e influente para a comunidade. Uma visão partilhada estimula a aprendizagem e adequa-a ao contexto humano e organizacional, constituindo um desafio de todos e de cada um. Tendo em conta que as pedagogias cooperativas são um meio determinante para a aprendizagem da democracia e dos seus valores, o “espírito” da escola exprime-se pela qualidade das relações interpessoais, pela transmissão implícita e explícita de atitudes e valores e pela mobilização de toda a comunidade educativa para a relevância estratégica da colaboração.
E se colaborar faz toda a diferença, devemos agir para construir uma comunidade forte e coesa, onde a interação, o trabalho colaborativo e a partilha solidária sejam uma realidade quotidiana. De acordo com estas premissas, a ação de toda a comunidade da EPPS desenvolve-se em torno de dois eixos estruturantes:
1. Agir para unir;
2. Agir para transformar.